Narciso Martins

Sem fumaça pode ser instalado em casas, áreas externas e até apartamentos.

A comida preparada em fogão à lenha é comprovadamente mais saudável e saborosa, agora você pode ter este prazer em sua casa, apartamento ou diferenciar o funcionamento de seu restaurante, hotel ou pousada.

Após vasto conhecimento adquirido em fogões para uso doméstico desenvolvemos formas de funcionamento especialmente voltados para as necessidades de uma casa comercial, onde é possível mesclar funcionamento com lenha, carvão ou ambos ao mesmo tempo, permitindo a manutenção da temperatura dos pratos servidos em restaurantes por quilo, por exemplo.

Sem retorno de fumaça, refratários de alta performance, chapas com ou sem forno em ferro fundido, sistema de isolamento térmico e acabamentos diversificados!
Narciso Martins

Cuidados que aumentam a vida útil de seu fogão a lenha

L ubrifique a chapa do fogão a lenha com azeite ou óleo vegetal (pode ser aquele usado em frituras anteriores) sempre que possível ou seja necessário, para que ela não enferruje, isto vai gerar uma maior durabilidade da peça em ferro fundido e pode ser feito o mesmo em portas de fornalha também.

No caso de derramar água ou qualquer líquido e até algum alimento sobre a chapa do fogão, ou dentro do forno, limpe com pano úmido o mais rápido possível para evitar o acúmulos de resíduos e manchas. Não permita que sequem diretamente sobre a chapa!
Evite deicar seu fogão muito tempo sem uso. Acenda-o periodicamente, mesmo que não pretenda cozinhar, isto evita que o processo de oxidação das peças de ferro fundido seja iniciado pela umidade natural do ar.
Não utilize inflamáveis como álcool, gasolina ou qualquer outro líquido para acender o fogo do fogão, há risco de explosão dentro da fornalha e a labareda poderá atingir você. Prefira papel, gravetos menores ou acendedores utilizados para o acendimento de churrasqueiras, que servirão perfeitamente neste caso.

· Não utilize diretamente água na limpeza da chapa de seu fogão a lenha. Atenção Sempre e a cada nova utilização, fazer um fogo brando por, no mínimo, meia hora (30 min) para o aquecimento da chapa. · Limpe o fogão somente quando este estiver sem fogo, evitando acidentes; pode-se realizar os procedimentos de limpeza com o fogão suavemente aquecido. · Para conservar a chapa em condições excelentes, utilize uma lixa fina, preferencialmente, realize a limpeza e os polimentos esfregando suave e repetidas vezes a lixa sobre a chapa, polindo. · Após a retirada da fuligem produzida pelo procedimento de polir com a lixa, utilizando para isso pano seco ou no máximo umedecido, recomendamos azeita-la com óleo de cozinha. · Realize esse procedimento periodicamente, especialmente se o fogão não tiver uso contínuo. · A chapa do fogão jamais deve ser limpa com materiais pontiagudos, ou abrasivos (não use produtos químicos corrosivos).

ATENÇÃO
Sempre que for utilizar seu fogão à lenha, não importa o quanto ele já foi utilizado, acenda uma pequena fogueira com fogo brando por, ao menos, 30 minutos para o aquecimento da chapa e/ou forno. Assim, nunca aparecerâo trincas no acabamento.



Deixe seu comentário