marguerita

A pizza "Marguerita"

O Lagano (massa fina assada e cortada em tiras que ao final era cozida com verduras) deu origem à pizza. Pela primeira vez, na romântica Nápoles, no séc. XVIII surgiu a verdadeira pizza. Em 1830 foi aberta a primeira pizzaria napolitana chamada Port Alba, que se transformou no ponto de encontro de intelectuais, artistas, músicos, poetas e escritores, entre eles Alexandre Dumas, autor de "Os Três Mosqueteiros". Dumas anotou em suas obras as variações de pizzas mais populares da segunda metade do século XIX.

Mas a história que se conta é que a redonda foi realmente difundida à partir de 1889, quando o Rei Humberto I e a Rainha Marguerita, passavam o verão em Nápoles no Palácio Capodimonte. Como já conheciam o prato típico local, mandaram chamar o melhor pizzaiolo da cidade, Dom Raffaello Espósito, que ofereceu ao casal variadas pizzas. Mas a que mais chamou a atenção da rainha foi uma com bastante muzzarela, tomate, e manjericão, que irradiava as três cores da Itália recém unificada: branca, vermelha e verde. A partir de então passou a chamar-se Alla Marguerita. Portanto, a pizza napolitana conquistou a corte romana. Em seguinda, tornou-se popular em toda Itália e hoje é conhecida no mundo inteiro. Inúmeras pizzarias se espalharam pelo planeta terra.

Em 1889, quando o Rei Humberto I e a Rainha Marguerita, passavam o verão em Nápoles mandaram chamar o melhor pizzaiolo da cidade, Dom Raffaello Espósito, que ofereceu ao casal variadas pizzas. Mas a que mais chamou a atenção da rainha passou a chamar-se Alla Marguerita.
Associazione Verace Pizza Napoletana

Muitas mudanças e sabores novos foram apresentados por pizzarias de todos os continentes, mas os mais conservadores e defensores da pizza original consideram como pizza apenas 3 variações: Marinara (à base de vongoli), Marguerita (descrita acima) e a tradicional Napolitana.

Existe na Itália até uma associação, a Associazione Verace Pizza Napoletana foi fundada em junho de 1984, em Nápoles, onde está sediada e trabalhando sem fins lucrativos. Sua missão é promover e proteger, na Itália e no mundo, a 'verdadeira pizza ", ou seja, o produto típico feito de acordo com as características descritas em um Regulamento Internacional para a obtenção de uma marca coletiva" Vera Pizza Napoletana ", em vigor desde 1984, escrito e registrado pela AVPN. A Associação também está envolvida na promoção e proteção de pizzarias e produtos para a produção da 'pizza napolitana ". A associação promove, ainda, cursos profissionalizantes para forneiros e pizzaiolos onde as pizzas são ensinadas à moda tradicional.

Deixe seu comentário