A pizza nas Américas
América do Norte
A pizza é um fenômeno mundial. Nos Estados Unidos sua popularidade começou após a segunda guerra mundial e hoje em dia são consumidas aproximadamente 30 bilhões de pizzas por ano somente na América do Norte. Seu crescimento está relacionado a cinco fatores básicos: primeiro, a pizza combina ingredientes de todos os grupos alimentares básicos. Segundo, existe o envolvimento pessoal em todos os estágios da sua fabricação. Em terceiro lugar, é um alimento social. Comer a pizza envolve o ato de compartilhar como na bíblia chamavam “quebrar do pão.”
Em quarto, a pizza é quase um festival gastronômico: a massa de pão cozido de sabor universal, o tomate suculento, as variações de tipos de queijos e embutidos, em muitos casos, carnes e vegetais frescos. Finalmente, é um alimento versátil que tem milhares de variações. Não é a toa que esta criação surpreendente tenha se tornado um dos alimentos mais emocionantes, populares e interessantes do mundo.
Nos Estados Unidos sua popularidade começou após a segunda guerra mundial e hoje em dia são consumidas aproximadamente 30 bilhões de pizzas por ano somente na América do Norte.
Brasil
Trazida por intermédio de imigrantes italianos, durante muito tempo, as pizzarias se restringiam aos redutos de colônias italianas. Hoje, é possível encontrar casas especializadas em todos os estados brasileiros com sabores cada vez mais inusitados. Em Sergipe, por exemplo, é fácil encontrar pizzas utilizando ingredientes regionais, como charque e coração de galinha. Não há dados oficiais sobre o número de pizzas consumidas diariamente em todo o Brasil, mas segundo o sindicato da categoria em Santos/SP, existem mais pizzarias por metro quadrado na cidade do que em São Paulo capital.
O brasileiro gosta tanto desta iguaria que no país existe o Dia da Pizza, 10 de julho! A data foi instituída pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, em 1985, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. A data de encerramento do concurso foi escolhida como data oficial de comemoração do alimento.